“Há anos que a gente convive no meio de entulho, no meio de muito lixo, de casas desmoronando e na espera na construção de nossos condomínios que foram prometidos aqui, pra que as famílias fossem reassentadas dentro do seu próprio território. Até agora nada aconteceu, mas junto a isso a comunidade resiste, a comunidade continua procurando o Governo do Estado pra tentar resolver esses questões. Pra que a nossa condição de vida anterior, que era muito melhor que essa que a gente ta vivendo agora, possa retornar e a gente ter uma qualidade de vida pelo menos igual ao que a gente tinha antes“, é parte do depoimento de Adriana Geronimo sobre as condições da comunidade afetadas com as obras do Veículo Leve sobre Trilhos.
Veja o depoimento completo em: https://www.youtube.com/watch?v=ikUPy8gL1kI
Depoimento dado para Viviane Borges, do CDES Direitos Humanos, em visita aos bairros em torno da região das obras, em 05/04/2016.
O Núcleo de Habitação e Moradia da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará realizou visitas às comunidades atingidas pelas obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). Além dos defensores públicos, participaram também os técnicos da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), representantes das empresas contratadas pela obra e membros do Centro de Direitos Econômicos e Sociais, Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar, organizações não governamentais Urucum e Centro de Diretos Econômicos e Sociais.
Foram visitadas as comunidades Aldaci Barbosa, Lagamar, Trilha do Senhor, João XXIII, Rio Pardo e Jangadeiro e em todas as localidades as lideranças comunitárias acompanharam as visitas. Todos se manifestaram e cobraram soluções para os problemas que enfrentam hoje.