O Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU) lançou nesta segunda-feira, 05 de outubro, Dia Mundial do Sem Teto e do Habitat, a Campanha Pela Função Social da Cidade e da Propriedade. O lançamento integrou a Jornada Nacional de Luta Pelo Direito à Moradia e à Cidade e por Reforma Urbana e Pela Função Social da Propriedade, que foi marcado mobilizações em cidades de todo país.
A Campanha pauta mudanças estruturais na política nacional, e destaca três pontos prioritários de reivindicação ao governo federal: pelo lançamento e início imediato do programa Minha Casa, Minha Vida III; pela recomposição dos R$ 5 bilhões para a área habitacional, recém cortados da previsão orçamentária da União para 2016; e pela suspensão da venda dos imóveis da União e a destinação dos mesmos para moradias populares. O movimento se coloca também contra a atual política econômica, defendendo a saída do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que conduz a política econômica do governo federal no caminho que perpetua a desigualdade no país.
A construção da campanha se deu porentidades e movimentos de moradia articuladas no FNRU em sucessivos encontros. A Campanha terá sequência nas cidades através de atividades organizadas pelas representações estaduais do Fórum de Reforma Urbana.